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Cliente

Varejo supermercadista: supermercado com faturamento anual de aproximadamente R$400MM.

Desafio

  • Estrutura administrativa inchada, com grande volume de horas extras;
  • Elevada necessidade de capital de giro;
  • Ineficiente gestão de caixa;
  • Dificuldade na apropriação de resultado por loja.

Ações

  • Análise de ociosidade de pessoal administrativo e de lojas com mapeamento de atividades e volumes de trabalho;
  • Implementação de gestão de caixa com foco em capital de giro;
  • Desenvolvimento de DRE gerencial por loja e tomada de decisão.

Resultados

  • Adequação do headcount em 12%;
  • Melhoria do ciclo operacional;
  • Melhoria da margem de contribuição por loja em 7p.p em 10 meses.
Steel

Cliente

Indústria Metalúrgica com faturamento de R$ 350 MM.

Desafio

  • Modelo comercial não aderente ao negócio;
  • Alto endividamento;
  • Grande volume de produtos e clientes com margens inadequadas;

Ações

  • Implementação de novo modelo comercial, atrelado a geração de resultados e performance;
  • Redesenho da estrutura de custos, margens e readequação da produtividade fabril;
  • Desenvolvimento modelo ideal de SKU para viabilizar a redução de complexidade e aumento de resultados do negócio.

Resultados

  • Evolução em 7 p.p no EBITDA da empresa em 10 meses;
  • Repactuação dos passivos ajustada a realidade de geração de caixa do negócio;
  • Aumento da produtividade industrial em 12p.p em 12 meses;
  • Crescimento da recita bruta em 5p.p em 09 meses.
Auto

Cliente

Empresa do setor automotivo com faturamento de R$ 140 MM.

Desafio

  • Grande variação no resultado de itens produzidos em diferentes plantas fabris;
  • Alta complexidade fabril com baixa produtividade;
  • Modelo comercial inadequado;
  • Estrutura logística inadequada.

Ações

  • Estudo e implementação de modelo logístico e produtivo para viabilizar a adequação dos produtos em diferentes linhas e plantas fabris;
  • Redesenho do modelo e estratégia comercial para negociação com grandes montadoras;
  • Repasse 5,5% no preço de produtos em relação ao ano anterior.

Resultados

  • Novo modelo logístico: redução de custos de R$ 2,5 MM/ano;
  • Evolução no EBITDA em 6p.p em 11 meses.
Health

Cliente

Cliente do setor de saúde com faturamento de R$ 300MM.

Desafio

  • Headcount administrativo elevado;
  • Oportunidades de melhoria da eficiência em contratos, OPME, e na estrutura clínica;
  • Custo fixo elevado em relação ao tamanho da operação.

Ações

  • Aplicação de ferramentas de ajuste do headcount;
  • Diversas frentes de melhora de performance na operação ( readequação de contratos, melhora de produtividade nos ciclos de faturamento e estrutura clinica entre outros.

Resultados

  • Reversão do EBITDA (antes negativo) com ganho de 8p.p em 12 meses;
  • Redesenho e melhora do modelo operacional e clínico do negócio com reduções na ordem de R$ 4,5 MM/ano.